• LIFEmmo
  • LIFEmmo
  • LIFEmmo
  • LIFEmmo
Inicio Transporte de plantas

Transporte de plantas

O relevo do MMO é em geral muito acidentado, com predominância de escarpas com declives superiores a 45%. Este caráter é, em grande parte, consequência da erosão diferenciada provocada pela água sobre as rochas piroclásticas, sendo bem visíveis vales profundos, precipícios, gargantas apertadas e paredes abruptas instáveis que frequentemente desabam por ação da gravidade.

Face a estas características particulares do MMO, o acesso e deslocação pela maior parte do território é unicamente pedonal, sendo necessário subir, descer e contornar encostas montanhosas através de trilhos estreitos, geralmente escavados nas rochas. Estas catacteristicas do território colocaram um grande desafio para o transporte de plantas para as parcelas.

 

O transporte de plantas para as parcelas na região do areeiro

Para as parcelas arreiro, as plantas foram transportadas dos viveiros para o Pico do Areeiro. A partir deste local, a totalidade de plantas foi transportada manualmente através do único trilho existente. Destaca-se que o trilho é em geral de difícil deslocação, sendo estreito e correndo por relevo irregular e muito íngreme.

  areeiro1_2a970.JPG areeiro3_e38f0.JPG areeiro4_421ac.JPG cidrao_70fb1.JPG transporte_manual_1_dc128.JPG transporte_manual_fa868.JPG

 Em 2016, foi montada uma estrutura constituída por cabos de aço movido por um motor para o transporte das plantas para a retancha nas parcelas da região areeiro. Esta estrutura é constituída por dois cabos; um que desloca as plantas desde o Pico do Areeiro para o miradouro do ninho da manta e outro, que desloca as plantas desde o miradouro do ninho da manta para o Pico do Gato. A partir do Pico do Gato, as plantas são transportadas manualmente para as parcelas.  

  Areeiro_miradouro_ninho_da_manta_0.JPG Areeiro_miradouro_ninho_da_manta_1.JPG Areeiro_miradouro_ninho_da_manta_2.JPG Areeiro_miradouro_ninho_da_manta_3.JPG Ninho_da_manta_pico_do_gato.JPG Ninho_da_manta_pico_do_gato_1.JPG Ninho_da_manta_pico_do_gato_2.JPG Ninho_da_manta_pico_do_gato_3.JPG

 

 O transporte de plantas para as parcelas na região do ruivo

Nas parcelas ruivo, as plantas foram transportadas do viveiro para a Achada do Teixeira, a partir de onde foram distribuídas para as parcelas. A partir da Achada do Teixeira, e para as parcelas alvo. Face ao terreno menos inclinado e à existência de um trilho com largura suficiente, foi utilizado um veículo motorizado “dumper” para o transporte das plantas. 

  achada_do_teixeira_0.JPG achada_do_teixeira_1.JPG achada_do_teixeira_2.JPG achada_do_teixeira_3.JPG achada_do_teixeira_4.JPG transporte_manual_1_dc128.JPG transporte_manual_fa868.JPG transporte_plantas_dumper.JPG transporte_plantas_dumper_1.JPG transporte_plantas_dumper_2.JPG transporte_plantas_dumper_3.JPG

                                                                                                                                                                                                                                  Contacto