• LIFEmmo
  • LIFEmmo
  • LIFEmmo
  • LIFEmmo
Inicio Rede Natura 2000

Rede Natura 2000

rede natura 2000 iconA Natura 2000 é uma rede de zonas de protecção da natureza à escala da União Europeia criada ao abrigo da Directiva «Habitats» de 1992. O objectivo desta rede é garantir a sobrevivência a longo prazo das espécies e dos habitats europeus mais valiosos e ameaçados.

O reconhecimento da necessidade de uma rede deste tipo foi uma resposta à destruição e

fragmentação maciças de habitats selvagens nas décadas que antecederam 1992. A Agência Europeia do Ambiente confirmou que muitas espécies europeias estão em declínio: nos últimos anos, 64 plantas endémicas da Europa tornaram-se extintas no seu meio natural; 38% das espécies de aves e 45% das borboletas estão ameaçadas, com populações vulneráveis ou em perigo; e a Europa assistiu ao primeiro caso de extinção de uma espécie (um tipo de cabra montanhesa) já enumerada na Directiva «Habitats». As pressões sobre os habitats e os ecossistemas são igualmente intensas: por exemplo, nas últimas décadas, as zonas húmidas do norte e do oeste da Europa Ocidental diminuíram cerca de 60%. As pressões responsáveis por estas perdas - o desenvolvimento urbano, de infra-estruturas e do turismo, a intensificação da agricultura e da silvicultura, etc., continuaram a fazer-se sentir durante a última década.

Por conseguinte, a Natura 2000 desempenha o papel principal na protecção da biodiversidade da UE, em conformidade com a decisão de pôr termo ao declínio da biodiversidade na União até 2010, adoptada no Conselho Europeu de Gotemburgo de Junho de 2002.

A Directiva «Habitats» identifica cerca de 200 tipos de habitat e 700 espécies de plantas e animais de importância comunitária. Não é possível garantir a conservação a longo prazo destas espécies através da protecção de «ilhas» de natureza isoladas, independentemente do seu valor individual. Ao estabelecer uma rede de sítios na área de repartição completa destes habitats e espécies, a Natura 2000 pretende ser uma estrutura dinâmica e viva que constitua uma garantia da sua conservação.

Fonte: Documento de trabalho da Comissão europeia sobre a rede Natura 2000: Perguntas e respostas sobre a rede Natura 2000 (http://ec.europa.eu/environment/nature/info/pubs/docs/nat2000/2002_faq_pt.pdf).

Para saber mais sobre a rede natura 2000, visite 
http://ec.europa.eu/environment/nature/natura2000/index_en.htm
http://www.icnf.pt/portal/naturaclas/rn2000

Para visualizar a rede Natura 2000 clique sobre a imagem abaixo

 natura2000 viewer 4712c

 

 

                                                                                                                                                                                                                                  Contacto