• LIFEmmo
  • LIFEmmo
  • LIFEmmo
  • LIFEmmo
Inicio Recursos naturais alvo Habitates

Habitates

Florestas endémicas de Juniperus spp.

 Juniperus 199ebHABITAT: Florestas endémicas de Juniperus spp.* 9560

Na Madeira, estas florestas encontram-se severamente degradadas devido à acção humana ao longo dos séculos. A espécie característica deste tipo de habitat no MMO é Juniperus maderensis.

Registos históricos do inicio da colonização da Madeira indicam a existência de grandes áreas com este habitat. No entanto, a contínua exploração desta espécie na Madeira ao longo de séculos para utilização na construção como madeira nobre e para exportação para a Europa contribuiu para a degradação das suas populações naturais.

Actualmente, este habitat encontra-se muito degradado, com populações de dimensão muito reduzida, e com alguns indivíduos de Juniperus cedrus ssp. maderensis isolados, confinados às zonas montanhosas centrais da Ilha da Madeira.

Juniperus 1 7402a Juniperus 2 62525

 

 

Florestas mediterrânicas de Taxus baccata

 Taxus 2 b1ccdHABITAT: Florestas mediterrânicas de Taxus baccata* 9580

ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO: Embora

este habitat não esteja formalmente referido para a Madeira, a sua ocorrência é comprovada pela existência de populações relíquias no Maciço Montanhoso Oriental e na Laurissilva da Madeira. Para além disso, registos históricos do inicio da colonização da Madeira indicam a existência de grandes áreas com este habitat, bem como da exportação de grande quantidade de madeira de Teixo da ilha da Madeira para a Europa.

 A contínua exploração desta espécie na Madeira ao longo de séculos, contribuiu para que no século XIX fosse considerada por investigadores como quase extinta na natureza.

Actualmente, este habitat encontra-se muito degradado e limitado a áreas resquiciais do MMO e Laurissilva da Madeira. Algumas medidas de conservação deste habitat têm sido implementadas pelo Jardim Botânico da Madeira Eng.º Rui Vieira, e.g. a colheita de sementes e propagação ex situ. O efectivo populacional de Taxus baccata na Madeira foi muito afectado com o incêndio do verão de 2010

Taxus 1 63d07 Taxus ae80d

 

Charnecas Macaronésicas Endémicas

Charneca 4898fHABITAT: Charnecas Macaronésicas Endémicas* 4050

Este habitat no arquipélago da Madeira apresentava uma área de cerca de 1.356ha inseridos no MMC, representando cerca de 40% da área total do MMC. No MMC, este habitat inclui o Urzal de altitude (comunidade alvo deste projeto) e o Urzal de transição.

O Urzal de transição (Vaccinio-padifoli-Ericetum maderincolae) é dominado pelo Vaccinium padifolium - Uveira da Serra - e Erica platycodon ssp maderincola - Urze das vassouras - e constitui uma etapa de substituição da Laurissilva do Til o urzal de altitude.

O Urzal de altitude é uma comunidade arbórea climácica (Polysticho-falcinelli-Ericetum arboreae) dominada pela Urze molar (Erica arborea). Estas árvores podem atingir porte arbóreo, por vezes com mais de cinco metros de altura. Esta comunidade vegetal é endémica da Madeira e possui uma área de desenvolvimento a partir dos 1500m de altitude. Até 2012, existiam na Madeira dois bons núcleos desta floresta, no Paul da Serra e no Pico Ruivo, esta última destruída no incêndio de Agosto de 2010.

Estas comunidades vegetais são extremamente importante na captação de água dos nevoeiros, pelo processo de precipitação oculta.

Charneca 1 86894 Charneca 2 2cbbe
 Charneca 3 9eb20  

                                                                                                                                                                                                                                  Contacto