• LIFEmmo
  • LIFEmmo
  • LIFEmmo
  • LIFEmmo
Inicio Fauna

Fauna

A diversidade faunística no MMO é elevada, apesar das condições físicas e climáticas agrestes que o caracterizam. Ao nível das espécies exclusivas desta área, relevamos os artrópodes e os moluscos no grupo dos invertebrados; e os répteis, as aves e os mamíferos no grupo dos vertebrados.

As aves são em número muito reduzido de espécies e subespécies, mas apresentam uma elevada taxa de endemismo. O MMO é a única área conhecida de nidificação no mundo para a população da Freira da Madeira (Pterodroma madeira). Destaca-se ainda a existência de colónias da ave marinha Fura-bucho do Atlântico (Puffinus puffinus). É ainda de realçar a nidificação de Pardal-da-terra (Petronia petronia madeirensis), do Correcaminhos (Anthus berthelottii) e do Andorinhão-da-serra (Apus unicolor), bem como da subespécie macaronésica Fura-bardo (Accipiter nisus grantii). Nas altitudes mais baixas do MMO, e no limite superior do habitat Laurissilva Macaronésica, ocorre o Pombo trocaz (Columba trocaz).

A malacofauna do MMO apresenta um estado de conservação preocupante. Das 32 espécies endémicas que constituem a malacofauna do MMO, 27 (84%) constam da Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas da IUCN (2011), apresentando distintos níveis de ameaça: 2 encontram-se criticamente ameaçadas (CR), Actinella obserata e Leiostyla cassida, sendo a última exclusiva do MMO e constando do anexo II da Directiva Habitats; Actinella carinofausta encontra-se em perigo (EN), enquanto que 8 espécies possuem o estatuto de vulnerável (VU), duas 2 delas exclusivas da zona sub-alpina): Leiostyla heterodon e Leiostyla colvillei.

A herpetofauna terrestre está limitada apenas à Lagartixa (Lacerta duguesii), espécie endémica do arquipélago da Madeira.

No que diz respeito aos invertebrados terrestres, destaca-se a Ordem Coleoptera, onde são conhecidas várias famílias com elevada representatividade quer ao nível de espécies, quer de endemismos. Refira-se a família Estafilinídeae que apresenta 50 táxones endémicos fortemente associadas às zonas de maior altitude da ilha da Madeira, nomeadamente no SIC Maciço Montanhoso Central e SIC Laurissilva. É ainda de salientar o grupo dos Aracnídeos, entre os quais se destaca o grupo

 

Actinella_armitageana_5da9b.jpg Anthus_berthelotii_madeirensis_d8acb.JPG Caseolus_galeatus_7bf72.jpg Leiostyla_cassida.jpg Leiostyla_heterodon_8975f.jpg Plutonia_ruivensis_015c5.jpg Pterodroma_madeira.jpg Teira_dugesii_subsp._dugesii_a1f02.JPG

                                                                                                                                                                                                                                  Contacto