• LIFEmmo
  • LIFEmmo
  • LIFEmmo
  • LIFEmmo
Inicio Enquadramento

O maciço montanhoso oriental


Macico montanhoso central
Ilha da Madeira. A mancha verda à esquerda corresponde ao Maciço Montanhoso Ocidental da Madeira e a da direita o Maciço Montanhoso Oriental da Madeira 
Macico montanhoso oriental
Maciço Montanhoso Oriental da Madeira
Macico montanhoso ocidental
Maciço Montanhoso Ocidental da Madeira
O Maciço Montanhoso Oriental (MMO), sobre o qual incide este projecto, está integrado na Zona Especial de Conservação (ZEC) Maciço Montanhoso Central da ilha da Madeira (MMC) - PTMAD0002. Esta ZEC compreende toda a cordilheira montanhosa da Ilha da Madeira, que inclui as áreas localizadas acima dos 1.400m de altitude, com uma área de 8.212 hectares. São consideradas duas zonas distintas, a parte Oriental e a Ocidental.

É na parte oriental, o Maciço Montanhoso Oriental, que se situam os picos de maior altitude do arquipélago da Madeira, sendo os mais relevantes, o Pico Ruivo de Santana (1862m) e o Pico do Areeiro (1818m). Esta zona é atravessada por uma densa rede de filões vulcânicos orientados em várias direcções, havendo, no entanto, uma certa convergência para a zona do Pico Ruivo.
O relevo do MMO é em geral muito acidentado, com predominância de escarpas com declives superiores a 45%. Este carácter é, em grande parte, consequência da erosão diferenciada provocada pela água sobre as rochas piroclásticas, sendo comuns vales profundos, precipícios, gargantas apertadas e paredes abruptas instáveis que frequentemente desabam por acção da gravidade.

O MMO apresenta uma forte precipitação, superior a 2.000 mm/ano. A humidade média anual é também muito elevada, a rondar os 80%, sendo que no Inverno são atingidos os valores mais elevados e no Verão os mais baixos. Esta zona apresenta, em média anual, 241 dias com nevoeiro de origem orográfica. O MMO tem uma grande importância na recarga dos aquíferos, devido à geologia, relevo, elevados níveis de precipitação, elevado número de dias com nevoeiro e existência de uma cobertura florística. Esta última desempenha um papel essencial na captação de água dos nevoeiros.

 

     
Webcam colocada no Pico do Arieiro, terceiro pico mais alto da ilha da Madeira com 1818 metros de altitude   Webcam colocada na Estalagem da Eira do Serrado. Ao fundo, é visível o MMO, com destaque para o Pico Ruivo, O Pico Jorge e o Pico Grande 

 

                                                                                                                                                                                                                                  Contacto