• LIFEmmo
  • LIFEmmo
  • LIFEmmo
  • LIFEmmo
Inicio Recuperação de habitats Monitorização

Monitorização

Monitorização ex ante

 Na fase pré-intervenção, cada parcela foi alvo de recolha de informação quantitativa e qualitativa da vegetação, que objetivamente caracterize a situação de partida que será compara com o produto final no último ano do projeto.

Este método foi utilizado na caracterização de cada parcela antes da intervenção, sendo novamente repetido na primavera do último ano de projeto.

A análise quantitativa e qualitativa da vegetação de cada parcela foi feita através da instalação de transetos permanentes em cada área de intervenção, tendo como base dois indicadores a cobertura e a frequência

 

monitorizacao_ex_ante_10_dfe62.JPG monitorizacao_ex_ante_11_77d1d.JPG monitorizacao_ex_ante_12_794a5.JPG monitorizacao_ex_ante_13_15232.JPG monitorizacao_ex_ante_14_7a657.JPG monitorizacao_ex_ante_15_6056f.JPG monitorizacao_ex_ante_16_17018.JPG monitorizacao_ex_ante_17_eba01.JPG monitorizacao_ex_ante_18_6028b.JPG monitorizacao_ex_ante_19_bd7fd.JPG monitorizacao_ex_ante_1_2ad7d.JPG monitorizacao_ex_ante_20_efa62.JPG monitorizacao_ex_ante_21_f53d3.JPG monitorizacao_ex_ante_22_eefda.JPG monitorizacao_ex_ante_2_affde.JPG monitorizacao_ex_ante_3_895d7.JPG monitorizacao_ex_ante_4_57060.JPG monitorizacao_ex_ante_5_9e9df.JPG monitorizacao_ex_ante_6_62ba7.JPG monitorizacao_ex_ante_7_b3941.JPG monitorizacao_ex_ante_8_88509.JPG monitorizacao_ex_ante_9_b936e.JPG

Monitorização plantações

 O sucesso da plantação das espécies de plantas nativas constitui um dos principais objetivos do projeto. A sua monitorização nas diferentes parcelas de intervenção é sujeita à aplicação de um esquema de monitorização que se desenrola ao longo de todo o projeto.

Em cada parcela de intervenção, as plantas introduzidas foram verificadas e contabilizadas. Neste procedimento, foi registado o estado de vitalidade das plantas, i.e. as plantas vivas e mortas, bem como as que eventualmente possam ter sido alvo de herbivoria, sendo a posição e ocorrência de cada planta também registada.

Este procedimento permite:

  • Averiguar a mortalidade real das plantas por parcela;
  • Averiguar as espécies com maior e menor taxa de mortalidade, e portanto mais adequadas para programas de recuperação de habitats;
  • Averiguar as causas de mortalidade das plantas em função da sua localização na parcela;
  • Orientar futuros esforços de reforço e reintrodução de espécies ou constituição de comunidades vegetais. 

geral c0df0
Geral parcela cedro1
echium 35fee estreleira 27f52
Echium candicans A. pinnatifidum montanum
juniperus eb420 ilex 17054
Juniperus maderensis Ilex perado

Monitorização evolução comunidades vegetais

 A retirada das espécies invasoras, como ação que altera profundamente o ecossistema, marca o início de um processo de monitoração.

O sucesso da recuperação de vegetação indígena está dependente da retirada/ controlo de espécies e plantação de espécies nativas e da colonização da área intervencionada por espécies nativas. Esta colonização depende do estabelecimento das espécies nativas, sejam introduzidas por plantação ou sementeiras por ação humana, quer por dispersão de sementes a partir de áreas adjacentes às parcelas de intervenção.

Outro fator preponderante na recuperação de cada área intervencionada é a capacidade de regeneração das espécies lenhosas invasoras, tanto a partir de sementes bem como a partir de rebroto. Face à elevada capacidade de dispersão e crescimento rápido das espécies invasoras Cytisus scoparius e Ulex eurpeus, importa, em grande medida, monitorizar a sua evolução nas parcelas onde foram alvo de medidas de erradicação e controlo.

 

monitorizacao_comunidades_vegetais_1_84dbe.jpg monitorizacao_comunidades_vegetais_2_92325.jpg monitorizacao_comunidades_vegetais_3_d2cf2.jpg monitorizacao_comunidades_vegetais_4_edd5c.jpg monitorizacao_comunidades_vegetais_5_25ab9.jpg monitorizacao_comunidades_vegetais_6_40081.JPG monitorizacao_comunidades_vegetais_7_89365.JPG monitorizacao_comunidades_vegetais_8_a2ab8.jpg monitorizacao_comunidades_vegetais_quadrado_controlo_1_fdc6e.JPG monitorizacao_comunidades_vegetais_quadrado_controlo_fbe59.jpg

 

                                                                                                                                                                                                                                  Contacto