• LIFEmmo
  • LIFEmmo
  • LIFEmmo
  • LIFEmmo
Inicio Recursos naturais alvo Espécies flora

Espécies flora

Berberis maderensis

 

Berberis maderensisNOME DA ESPÉCIE: Berberis maderensis Lowe

ANEXOS: Anexo IV da Directiva Habitats

TAMANHO DA POPULAÇÃO: O número de indivíduos adultos é inferior a 1000.

ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO: Ocorre em escarpas rochosas sujeitas a nevoeiros frequentes do habitat Charnecas Macaronésicas Endémicas* (4050), no SIC PTMAD0002 - Maciço Montanhoso Central.
De acordo com os critérios da IUCN de 2001, é um taxon VU “Vulnerável”. O efectivo populacional terá sido fortemente afectado em consequência do incêndio ocorrido em Agosto de 2010.









Melanoselinum decipiens

 

Melanoselinum decipiens 3ec36NOME DA ESPÉCIE: Melanoselinum decipiens (Schrad. & J. C. Wendl.) Hoffm.

ANEXOS: Anexos II e IV da Directiva Habitats

TAMANHO DA POPULAÇÃO: Espécie muito cultivada para produção de forragem. São conhecidas poucas populações naturais. O número de indivíduos adultos é inferior a 250.

ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO: Ocorre no limite superior do habitat prioritário Laurissilvas Macaronésicas* (9360), em dois SIC PTMAD0002 - Maciço Montanhoso Central e PTMAD0001 - Laurissilva da Madeira. De acordo com os critérios da IUCN de 2001, é um taxon EN “Em Perigo”. Em consequência do incêndio ocorrido em Agosto de 2010, o efectivo populacional poderá ter sido afectado.







 

Bunium brevifolium


NOME DA ESPÉCIE: Bunium brevifolium LoweBunium brevifolium flor 97454

ANEXOS: Anexo IV da Directiva Habitats

TAMANHO DA POPULAÇÃO: Espécie com populações muito pequenas e dispersas. O número estimado de indivíduos adultos é inferior a 100.

ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO: Ocorre em patamares de acumulação de solo do habitat Prados Mesofilos Macaronésicos (6180), no SIC PTMAD0002 - Maciço Montanhoso Central. Estatuto de conservação VU "Vulnerável", de acordo com os critérios IUCN de 2001. Em consequência do incêndio ocorrido em Agosto de 2010, o efectivo populacional terá sido fortemente afectado.







Anthyllis lemanniana

  

Anthyllis lemmanianaNOME DA ESPÉCIE: Anthyllis lemanniana Lowe

ANEXOS: Anexos II e IV da Directiva Habitats

TAMANHO DA POPULAÇÃO: Ocorre em poucas localidades e possui uma pequena área de ocupação. O número estimado de indivíduos adultos é superior a 1000.ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO: Ocorre em escarpas rochosas (1200-1800 m.s.m.) dos habitats Charnecas Endémicas Macaronésicas*(4050), Prados Mesofilos Macaronésicos* (6180) e Vertentes Rochosas Siliciosas com Vegetação Casmofítica (8220), no SIC PTMAD0002 - Maciço Montanhoso Central.

 








Echium candicans


NOME DA ESPÉCIE: Echium candicans L.Echium candicans 7181b

ANEXOS: Anexos II e IV da Directiva Habitats

TAMANHO DA POPULAÇÃO: As populações ocorrem de forma dispersa. Apresenta um número de indivíduos adultos superior a 1000.

ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO: Ocorre nas escarpas rochosas e patamares de acumulação de solo dos habitats Charnecas Macaronésicas Endémicas* (4050) e Laurissilvas Macaronésicas (9360), em dois SIC PTMAD0002 - Maciço Montanhoso Central e PTMAD0001 - Laurissilva da Madeira. A avaliação mais recente do seu estatuto de conservação não a insere na categoria das espécies ameaçadas da IUCN (2001). No entanto, o incêndio de Agosto de 2010 poderá ter afectado algumas das suas populações.

De acordo com os critérios da IUCN de 2001, é um taxon VU “Vulnerável”. Em consequência do incêndio ocorrido em Agosto de 2010, o efectivo populacional terá sido negativamente afectado.

 


Sorbus maderensis

 


NOME DA ESPÉCIE: Sorbus maderensis Dode
Sorbus maderensis flor 7a799

ANEXOS: Anexos II e IV da Directiva Habitats

TAMANHO DA POPULAÇÃO: Apenas são conhecidas duas localidades para esta espécie, uma com apenas um indivíduo adulto isolado, e uma outra com uma população de pequena dimensão, que foi destruída na quase totalidade no incêndio ocorrido em Agosto de 2010. O número estimado de indivíduos adultos é inferior a 50.

ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO: Ocorre em zonas rochosas de grande altitude dos habitats Charnecas endémicas macaronésicas* (4050), no SIC PTMAD0002 - Maciço Montanhoso Central.
De acordo com as categorias IUCN (2001), é um taxon EN “Em Perigo Crítico”. O efectivo populacional foi severamente reduzido em consequência do incêndio ocorrido em Agosto de 2010.





Plantago malato-belizii

 

Plantago malato-beliziiNOME DA ESPÉCIE: Plantago malato-belizii Lawalrée

ANEXOS: Anexos II e IV da Directiva Habitats

TAMANHO DA POPULAÇÃO: As populações são muito pequenas e de distribuição esparsa. Ocorre numa área inferior a 5% da ilha da Madeira.

ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO: Ocorre em ravinas e em patamares de acumulação de solo dos habitats Charnecas Endémicas Macaronésicas* (4050), Prados Mesofilos Macaronésicos (6180) e Vertentes Rochosas Siliciosas com Vegetação Casmofítica (8220), no SIC PTMAD0002 - Maciço Montanhoso Central. De acordo com os critérios da IUCN de 2001, é um taxon EN “Em Perigo”. Em consequência do incêndio ocorrido em Agosto de 2010, o efectivo populacional terá sido negativamente afectado.






Viola paradoxa

 

NOME DA ESPÉCIE: Viola paradoxa LoweViola paradoxa

ANEXOS: Anexos II e IV da Directiva Habitats

TAMANHO DA POPULAÇÃO: Apresenta uma área de ocupação restrita (inferior a 5% da ilha da Madeira) e um pequeno número de localidades, mas apresenta um número de indivíduos adultos superior a 1000.

ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO: Ocorre em escarpas rochosas (1600-1800m.s.m.) dos habitats Charnecas Endémicas Macaronésicas* (4050) e Vertentes Rochosas Siliciosas com Vegetação Casmofítica (8220), no SIC PTMAD0002 - Maciço Montanhoso Central.
De acordo com os critérios da IUCN de 2001, é um taxon VU “Vulnerável”. No entanto, o incêndio de Agosto de 2010 poderá ter afectado severamente as suas populações.










 

 

Odontites holliana

 

Odontites hollianaNOME DA ESPÉCIE: Odontites holliana (Lowe) Benth.

ANEXOS: Anexos II e IV da Directiva Habitats

TAMANHO DA POPULAÇÃO: Ocorre em populações muito pequenas e dispersas. O número estimado de indivíduos adultos é superior a 1000.

ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO: Ocorre em patamares de acumulação de solo dos habitats Charnecas endémicas macaronésicas* (4050), Prados Mesofilos Macaronésicos (6180) e Vertentes Rochosas Siliciosas com Vegetação Casmofítica (8220), no SIC PTMAD0002 - Maciço Montanhoso Central.
A avaliação mais recente do seu estatuto de conservação não a insere na categoria das espécies ameaçadas da IUCN (2001). No entanto, o incêndio de Agosto de 2010 poderá ter afectado severamente as suas populações.

 

 

 

 

 

 

 

Deschampsia maderensis

 

Deschampsia maderense f3866NOME DA ESPÉCIE: Deschampsia maderensis (Hack. & Bornm.) Buschm.

ANEXOS: Anexos II e IV da Directiva Habitats

TAMANHO DA POPULAÇÃO: Apresenta uma área de ocupação restrita, inferior a 5% da ilha da Madeira.

ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO: Ocorre em escarpas rochosas de elevada altitude do habitat Prados Mesofilos Macaronésicos (6180), no SIC PTMAD0002 - Maciço Montanhoso Central. De acordo com os critérios da IUCN de 2001, é um taxon VU “Vulnerável”. Em consequência do incêndio ocorrido em Agosto de 2010, o efectivo populacional terá sido negativamente afectado.










 

 

 

Orchis scopulorum

 

Orchis scopulorumNOME DA ESPÉCIE: Orchis scopulorum Summerh.

ANEXOS: Anexo IV da Directiva Habitats

TAMANHO DA POPULAÇÃO: Apresenta uma área de ocupação restrita (inferior a 5% da ilha da Madeira) e um número muito baixo de localidades. O número estimado de indivíduos adultos é inferior a 1000.

ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO: Ocorre em escarpas rochosas (1100-1850 m.s.m.), dos habitats Prados Mesofilos Macaronésicos (6180) e Vertentes Rochosas Siliciosas com Vegetação Casmofítica (8220), no SIC PTMAD0002 - Maciço Montanhoso Central. De acordo com os critérios da IUCN de 2001, é um taxon VU “Vulnerável”. Em consequência do incêndio ocorrido em Agosto de 2010, o efectivo populacional terá sido negativamente afectado.










 

 

 

 

 

                                                                                                                                                                                                                                  Contacto