• LIFEmmo
  • LIFEmmo
  • LIFEmmo
  • LIFEmmo
Inicio Programa LIFE

Programa LIFE Natureza

life logo
Life logo20years rgb

O programa LIFE é um instrumento de financiamento da União Europeia (EU) para o ambiente. O objectivo geral do programa LIFE é contribuir para a execução, a actualização e o desenvolvimento da política e da legislação ambiental, por co-financiamento de projectos piloto ou de demonstração com valor acrescentado europeu.

O programa LIFE iniciou em 1992 e, até à data, foram desenvolvidas três fases completas (LIFE I: 1992-1995, LIFE II: 1996-1999 e LIFE III: 2000-2006).

Durante este período, o programa LIFE co-financiou cerca de 3.104 projetos em toda a UE, contribuindo cerca de € 2,2 bilhões para a proteção do meio ambiente.

A fase atual do programa LIFE (LIFE+) decorre entre 2007-2013 e tem um orçamento de 2.143 milhões de euros. A base jurídica para o programa LIFE+ é o Regulamento (CE) n º 614/2007.

O programa LIFE+ abrange tanto as despesas operacionais da DG Ambiente e do co-financiamento de projectos. De acordo com o artigo 6 º do Regulamento LIFE +, pelo menos, 78% do orçamento do programa LIFE+ devem ser utilizados para bolsas de projetos (ou seja, projectos LIFE +).

No âmbito do programa LIFE+, durante o período 2007-2013, a Comissão Europeia apresenta anualmente uma chamada para a apresentação de propostas de projetos. As propostas devem ser elegíveis para um programa de três componentes: LIFE + Natureza e Biodiversidade, LIFE + Política e Governação Ambiental e LIFE + Informação e Comunicação.

Para saber mais sobre o programa LIFE, visite: http://ec.europa.eu/environment/life/index.htm

 

 

                                                                                                                                                                                                                                  Contacto